Menu fechado

Por que a Reciclagem do Óleo de Cozinha é Importante?

 O Meio Ambiente precisa de respostas rápidas para os desafios que a humanidade enfrenta, e superar os problemas criados pelo próprio homem com suas ações predatórias ambientais para que possamos sobreviver neste planeta, tornou-se fundamental.

Nesse sentido, a reciclagem de óleo de cozinha torna-se importante, hoje mais do que nunca, pois o óleo é um produto que pode ser danoso ao Meio Ambiente quando erroneamente descartado.

Para se ter uma idéia, 1 litro de óleo comestível contamina no mínimo 20 mil litros de água (fonte:SABESP). Além do mais afeta a oxigenação dos rios, lagos, impermeabilizando sua superfície , prejudicando assim toda a vida aquática de nossos já poluídos  recursos hídricos.

 No Brasil, são produzidos 9 bilhões de litros de óleo é reciclado ou neutralizado para a fabricação  de sabão, massa de vidraceiro e principalmente biocombustível ( fonte ELETROBRAS )

Com essa preocupação, várias ONGS em São Paulo estão lutando para aumentar a coleta de óleo comestível que, na cidade de São Paulo chega a 1 milhão de litros por mês, juntando-se todas as coletoras. Foi com o espírito de aumentar essa conscientização que criamos junto com um grupo de ambientalistas a ONG ECÓLEO.

 Buscamos aumentar postos de coleta e criar vários outros em escolas, associações de bairros, igrejas, enfim, qualquer lugar onde seja importante criar a conscientização ambiental.

Um litro de óleo comestível pode render 0,30 centavos por litro para pequena quantidade de (30 litros) ou, até 0,50 centavos de real se for uma quantidade grande (1.000 litros). Portanto a criação de eco-pontos pode ajudar desempregados na geração de renda e prover o sustento de muitas pessoas, como já acontece com muitos eco-pontos já instalados em São Paulo.

Vamos todos juntos buscar a sustentabilidade planetária e educar todos nós, principalmente as crianças, visando um planeta ambientalmente equilibrado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: