Menu fechado

Por que Falta Água!!!Confira!!!

 

 

A ONU estima que, nos próximos 25 anos, dois em cada três habitantes do planeta vão enfrentar problemas no abastecimento de água limpa.

 

Principais causa: crescimento populacional, poluição das, desperdício na distribuição e no uso, e mudanças climáticas.

 

Do total existente no Planeta, 97,6% é salgada e apenas 2,4% é doce. Setenta e nove por cento da água doce se concentra em geleiras, outros 21% estão nos lençóis freáticos e 0,04% em rios e lagos. Esta conta já ajuda a derrubar a noção de que aquela água que consumimos em casa é o bem natural mais abundante da Natureza.

 

80% da água doce no país estão na Amazônia, longe dos grandes centros.

 

A poluição das águas está comprometendo não apenas o ecossistema, como também a utilização para consumo humano. No Estado de São Paulo, metade das bacias hidrográficas se encontra em situação critica ou de alerta quanto ao grau de utilização – ou seja, no máximo 50% do volume de água pode ser aproveitado. Esse dado consta no Relatório de Situação dos Recursos Hídricos no Estado de São Paulo, produzido no ano passado pelo governo estadual.

 

 

Falta de tratamento do esgoto: em São Paulo, estado mais rico do país, apenas um município-Itu – trata 100% de sua carga poluente. Em recife (PE), apenas 17% da população tem saneamento básico.

 

 

O Brasil desperdiça o dobro da média dos outros países, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República, Em 1999, a água perdida em tubulações envelhecidas ou desviada por ligações clandestinas chegou a 38% da oferta total. Na região norte esta perda chegou a 52%.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: